Na dúvida de como se vestir para uma ocasião que exige looks esporte fino? Deixa com que a gente esclarece e elucida como eles são na prática. Para começar, conseguimos decifrá-los pensando nas duas palavrinhas que o compõem: esporte e fino. Estilo esportivo era a forma como costumavámos chamar uma moda mais casual, para a rotina, sabe? E fino, bem, é exatamente isso: um glamour extra.
Daí que o esporte fino significa uma roupa casual com um pouquinho mais de informação e bossa. Para elucidar o conceito, trazemos algumas inspirações para você guardar na sua pastinha e ter por aí.
Colete com saia de seda
![Looks esporte fino: do escritório aos eventos formais looks esporte fino]()
Foto: Instagram/@elle.karapetyan
Sabe o colete de alfaiataria que você usaria de boa num look de trabalho? Pois ele funcionaria muito bem numa ocasião que pede o dresscode esporte fino. Aqui, no entanto, vale trocar a calça de sempre por uma saia plissada, de tecido leve e, quem sabe, até com uma certa transparência, para deixar a produção um tanto mais festiva.
Míni com brincão
Foto: Instagram/@emmanuellek_
Pode roupas curtas nos looks esporte fino? Pode sim, principalmente se o evento acontecer em um ambiente casual e durante o dia ou tarde. Para balancear e trazer um pouco de sofisticação, capriche nos acessórios (vale repetir a dica acima e ir no brincão) e nas sandálias – opções com salto dão uma injeção instantânea de glamour.
Saião rodado e sapato com brilhos
Foto: Instagram/@deborabrosa
Mas você não precisa sempre optar pelo salto alto nos looks esporte finos, tá? As
sapatilhas são alternativas já muito bem aceitas nestes ambientes, e as versões incrementadas com brilhos são grandes aliadas. Elas trazem um pouco da finesse exigida pelo dresscode, sabe?
Slip dress
![Looks esporte fino: do escritório aos eventos formais looks esporte fino]()
Foto: Instagram/@iamdodos
O slip dress é, definitivamente, uma peça curinga para se criar um look rápido e improvisado, ainda que muito elegante. É só vestir a peça, complementar com algum sapato interessante – adoramos a opção colorida contrastando com a roupa branca – e voilà! Pronta para arrasar!
Quase alfaiataria
Foto: Instagram/@jariatudanita
Um combo que acompanha bem a rotina de trabalho e também funciona para as comemorações noturnas são os conjuntos que lembram a alfaiataria, mas não são. Exemplo é o quimono acima, que traz algumas semelhanças com um blazer, como os botões e as golas, e a saia que parece o modelo lápis, mas é incrementada com franjas.
Blusa incrementada
Foto: Instagram/@lefevrediary
Mas, como vimos com o colete, a alfataria não precisa ser descartada dos looks esporte fino. Ao contrário, estas peças trazem um sofisticação imediata que é muito bem-vinda. No caso da calça, vale pensar em complementá-la com uma blusa incrementada, como a de drapeados acima, para fugir do look de sempre de escritório, com a camisa social.