Estúdios de design autoral da Galeria Metrópole, no centro de São Paulo, se reuniram para divulgar seus lançamentos na 4ª edição do Design na Metrópole, que segue até sábado (05.10). O evento contará com tour guiado pelo centro e talks com os designers Humberto Campana, Claudia Moreira Salles e Gerson de Oliveira, e a curadora Adélia Borges.
No total, 17 estúdios participam da ação, como o Studio De La Cruz, Edel-Stein, Studio Volanti, Estúdio Niz, Satélite, Pedro Luna, Sandra Arruda Design e André Grippi.
LEIA TAMBÉM: COM DESENHOS E INSTALAÇÕES INÉDITAS NO PAÍS, GALERIAS EM SP ABREM INDIVIDUAIS DE CILDO MEIRELES
Entre os lançamentos, há o banco Bis, de André Grippi, com novas cores e tamanhos. O Studio Volanti, de Roberto Leme e Lucas Rosin, apresenta a mesa de cabeceira Buarque, feita com madeira sucupira e palhinha trançada manualmente.
Mesa de cabeceira Buarque, do Studio Volanti. Foto: Divulgação.
O Estúdio Niz, do designer Bruno Niz, um dos organizadores do evento, lança as cadeiras Compasso, de madeira e metal, e uma bicolor para área externa, batizada de Três Pontos. Ele também apresentou as novas mesas de centro Sara, feitas de vidro. Essa é a sua primeira peça com o material. No evento, ele exibiu uma versão acinzentada, mas a cartela pode variar para cores vinho, mostarda, entre outras.
LEIA TAMBÉM: SEMANA CRIATIVA DE TIRADENTES CHEGA À 8ª EDIÇÃO COM CULTURA PARAENSE ENTRE OS DESTAQUES
Gaveteiro C/D, na Edel - Stein. Foto: Divulgação
Rodrigo Edelstein, da Edel-Stein, participa com a nova versão acolchoada da sua poltrona Leve, feita com colaboração criativa de Gustavo Azzar, e lançada durante o Design Weekend, em março deste ano. Ele também apresenta versões coloridas dos gaveteiros C/D, com opções em verde-pistache, mostarda e alumínio. Sobre uma mesa de jantar, ele posicionou o castiçal de mesmo nome, feito em metal e de mesma proposta minimalista.
Naná Mendes da Rocha, do Satélite Studio, exibe a linha Click, que é um estudo de estampas feitas em tecido e apoios modulares para mesa, formados com madeira jatobá. As peças podem se unir ou separar criando superfícies de diferentes tamanhos.
Três Pontos, do Estúdio Niz, para áreas externas. Foto: Divulgação
O designer André Carvalho mostrou o biombo Pau-Brasil, que pode ser feito em madeira sucupira ou jequitibá, e recebeu estampas com pigmentos extraídos de plantas.
O Estúdio Ato, de Caio Armbrust, apresentou protótipos do descanso de talher Onda. Sobre uma mesa, ele exibe todas as etapas da criação do novo produto.
LEIA TAMBÉM: OBRA DO MODERNISTA RINO LEVI É TEMA DE EXPOSIÇÃO EM SÃO PAULO
Gabriel De La Cruz, nome à frente do Studio De La Cruz, lançou as cadeiras Soleta, que possuiu couro como apoio estrutural, e a Arame, desenvolvida com Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz, do escritório FGMF. Ele também integra o projeto Um lugar, com o designer Pedro Luna, responsável pela programação de palestras.
Na sexta-feira (04.10), será exibido, às 18h, o documentário We The Others, 40 anos de colaboração no design: a obra e vida dos Irmãos Campana. Depois, às 19h30, ocorrerá um talk com mediação de Denise Gustavsen, redatora-chefe da Elle Decoration Brasil.
No sábado, às 11h, haverá a palestra Brasil, Brasis – Um olhar para o Sul, com a curadora Adélia Borges. Os encontros ocorrerão na loja 14 e 15, no 3º andar. Os ingressos podem ser retirados no site do evento.
Também será realizado tour por galerias icônicas no centro de São Paulo, a partir das 10h, com a historiadora Wans Spiess e Paula Janovitch sob o tema Os segredos das passagens. O ingresso custa 30 reais e pode ser comprado no site.
Design na Metrópole: até 5 de outubro de 2024, na Galeria Metrópole, avenida São Luís, 187, República, São Paulo. Das 11h às 19h. Entrada gratuita